Blog

Foco na personalidade do seu negócio

Você certamente já viveu a experiência de se deparar com um produto, ou até mesmo o site de uma empresa, que, por falta de cuidado com a apresentação visual, despertou questionamento com relação ao padrão de qualidade, ou no mínimo, lhe deixou em dúvida sobre comprar aquele item ou contratar a empresa em questão, não é mesmo?

Essa é uma deixa super interessante para refletirmos sobre o tema desse post. Você já pensou sobre como é fundamental investir num trabalho sério e profissional de criação da identidade visual da sua empresa, seus produtos e serviços? No contexto da gestão e da comunicação corporativas, a falta da identidade visual pode ser comparada à inexistência de padrões que são os mais fortes indicativos de personalidade, como nosso rosto ou, quem sabe, até mesmo nossas impressões digitais.

Em resumo, tudo isso quer dizer que, sem uma identidade visual, você não poderá ser reconhecido pelo mercado e pelos públicos que lhe interessam, a partir de atributos que o diferenciem. O que é péssimo para qualquer negócio. E aqui vale outra dica primordial. Para além de possuir uma identidade visual, é preciso garantir que ela represente sua marca, deixando claro o que você tem de único a oferecer e trabalhando, de forma efetiva, a imagem que sua empresa quer transmitir ao mercado.

Então, confira as vantagens trazidas por uma boa identidade visual e quesitos a levar em consideração para criá-la.

- A identidade visual deve ser padronizada e estar presente em tudo que fale sobre o negócio. Sua empresa vai parecer muito mais profissional, eficiente e organizada ao integrar elementos como logomarca, logotipo, slogan a todos os itens de papelaria (como cartões, folhas timbradas, pastas, etc) e também às assinaturas de e-mail, site e perfis em rede sociais;

- Reflita sua essência a partir dessa identidade. É fundamental ter em mente qual posicionamento transmitir ao mercado para acertar na criação da identidade visual. Não basta ter uma identidade visual esteticamente perfeita, ela deve estar conectada à alma da sua empresa, produtos e serviços. É algo construído de dentro para fora e que vai direcionar e estar alinhado a todo o conjunto de esforços de marketing;

- Assim você terá reconhecimento e conquistará lealdade. Sabe aquelas empresas que você reconhece por um simples símbolo ou jingle? Isso tem muito a ver com a identidade visual. Ela consolida a história de um negócio, difunde os valores que ele quer transmitir, constrói relacionamento, cria identidade com os públicos e relações de credibilidade e lealdade com eles. E com a solidificação de toda essa base, fica muito mais fácil, também, a conquista de novos mercados. 


Veja também: Por que ter um site é importante / As vantagens de ter um sistema web

Saiba como fazer uma marca para seu negócio com TagX. Clique aqui >>


Redação: Beconn Produção de conteúdo