• Trindade, Florianópolis, SC
  • (48) 3024.4008
  • atendimento@tagx.com.br
  • @tagxwebstudio

Blog

Vale a pena investir em gerenciamento de conteúdo?

Você já ouviu falar da sigla CMS? Ela significa content management system e, embora a palavra em inglês possa parecer assustadora, representa um conceito muito prático para quem tem ou precisa construir e manter um site, blog ou loja virtual. Trata-se dos sistemas de gerenciamento de conteúdo para plataformas web, que funcionam totalmente online. A partir deles, você pode alterar layout, incluir e excluir páginas, criar ou modificar conteúdos; ou seja, tem amplo e total domínio do que seu site mostra aos usuários que o acessam.

Antes de existirem os gerenciadores de conteúdo, toda e qualquer mudança pretendida em qualquer site precisava ser feita em softwares específicos de programação, o que tornava o processo bem mais demorado e complicado. E para que você entenda melhor os principais motivos que devem levá-lo a dizer sim para o uso de plataformas de gerenciamento de conteúdo, vamos aos principais pontos positivos trazidos pelo CMS.

Não é necessário dominar linguagem de programação
Muitas vezes, você é empresário, tem o site da sua empresa, ou até mesmo um portal de e-commerce, mas não domina softwares de programação, até porque não tem obrigação disso. Muitas vezes, ainda, seu site é produzido por uma empresa especializada e terceirizada, como a TAGX WEB STUDIO, e você têm uma equipe interna responsável pela atualização dos conteúdos, ou também contrata uma empresa especializada em produção de conteúdo. Ou seja, há toda uma equipe multidisciplinar envolvida que vai ter muito mais facilidade em executar seu trabalho usando uma plataforma de gestão de conteúdo;

As atualizações são feitas de qualquer lugar, de forma simples
O uso do gerenciador de conteúdo traz, também, muita facilidade para o processo de atualização do seu site. Isso vai poder ser feito de qualquer lugar, sem gastar muito tempo e eliminando a dependência de um técnico especializado na área de informática, no que se tratar de alterações rotineiras;

Você cria mecanismos de controle de acesso
As plataformas de conteúdo, apesar da simples utilização, são baseadas numa programação que tem diferentes graus de complexidade, permitindo criar perfis diferenciados de usuários e outros mecanismos que permitem controlar e disponibilizar níveis de acesso conforme a sua necessidade. Ou seja, usar um CMS não quer dizer que qualquer pessoa, com um login e senha, poderá fazem qualquer coisa em seu site, blog ou loja virtual;

A otimização de busca é facilitada
O investimento no chamado SEO tem sido crescente por parte das empresas que entendem a importância do bom posicionamento nos principais mecanismos de busca. A opção por um sistema gerenciador de conteúdo também simplifica a otimização de busca, já que os sistemas de gestão de conteúdo geralmente integram ferramentas de gestão de SEO;

Você acompanha resultados
A possibilidade de geração de relatórios – com dados como número de visitantes, conversão de vendas, frequência e alcance dos conteúdos – se transforma numa ferramenta de gestão. A partir desses indicadores, você entende os acertos, corrige rumos e mobiliza o esforço de todo o staff envolvido nas ações de comunicação digital e também nas estratégias de marketing desenvolvidas pelo seu negócio.

Você efetivamente se comunica com seus públicos
Por fim, embora a afirmação de que não basta estar na internet  já seja lugar comum, é algo que merece ser lembrado. É muito importante que você atualize conteúdos, ofereça novidades, enfim, tenha suas ferramentas de comunicação digital potencializando seu relacionamento com os públicos que lhe interessam. E nisso, o CMS é uma ferramenta e tanto, permitindo que o investimento em estratégias inovadoras seja constante.
 


Veja também: Por que ter um site é importante / As vantagens de ter um sistema web

Saiba mais sobre os sistemas de gerenciamento de conteúdo da TagX. Clique aqui >>


Redação: Beconn Produção de conteúdo