Blog

Se ligue na profissionalização e nas novidades do web design

O avanço da tecnologia e a expansão da internet nos lares e nos dispositivos móveis fez surgir um segmento específico de atuação, o web design. No começo, a função era desenhar interfaces para web que se destacassem na rede e chamassem a atenção dos internautas. Contudo, essa é uma definição muito minimalista e limitada para as funções desempenhadas, hoje em dia, pelo web designer. Então, que tal refletir um pouco sobre a importância da área e do profissional web designer?

O web design se fundamenta, basicamente, em dois pilares: o visual e o estrutural. Essas bases fazem com que os sites e aplicativos se destaquem, ou não, em meio ao turbilhão de conteúdos presentes na web. Por isso, pensar nesse assunto é algo fundamental para a construção da imagem de qualquer marca.



O web designer, por sua vez, é o profissional que trabalha com linguagens de marcação XHTML, HTML, XML e formas de script, como Javascript, para a criação de interfaces de aplicativos, sites, e-mails marketings, banners e várias outras peças de modo informativo ou publicitário. Para se destacar nesta área, não basta apenas conhecer as linguagens de marcação, é preciso ter qualidades como: criatividade, intuição, objetividade, instinto pesquisador e capacidade para criar projetos inovadores melhorando a estrutura dos sites, apps, games e tudo mais que caracteriza o ambiente virtual.

E tem mais, para trabalhar com web design, além de dominar esses conhecimentos técnicos, é preciso entender de teoria das cores, layout, fotografia, marketing e até mesmo história da arte. O importante é buscar sempre novidades e estar ligado em tudo o que ocorre no mundo virtual e real.
 
Agora que já falamos um pouco sobre a importância do web design e o papel do profissional que atua nesse campo, vamos pensar no futuro. Para te ajudar a estar antenado, separamos cinco tendências, para os próximos anos, que todo profissional atualizado e inovador precisa conhecer.



Dispositivos móveis

O avanço dos smartphones e tablets, cada vez mais usados no lazer e trabalho, dá vida a web designers focados na criação de interfaces para aplicativos e games para o mobile (aparelhos móveis). É uma área em franco crescimento, com altos investimentos por gigantes do mercado empresarial. Ou seja, pensar e prestar atenção nos dispositivos móveis é palavra de ordem.

Design responsivo
Se esse já é um conceito forte, prepare-se para ouvir falar mais ainda sobre ele. Os layouts responsivos são aqueles que se adaptam às diferentes telas dos dispositivos móveis, sejam eles celulares ou tablets e até mesmo diferentes telas de notebook. Com a expansão rápida da tecnologia e a facilidade de acesso aos smartphones, ter aplicativos e sites responsivos é um ponto de partida para a criação de qualquer uma dessas ferramentas.
 
Otimização da “ansiedade intersticial”
É o termo utilizado para expressar o sentimento do usuário durante o delay entre realizar uma ação e receber a resposta dela. Um bom exemplo é o tempo entre clicar num botão para ir à outra página e ela efetivamente abrir. Quando não resolvido, esse problema cria uma péssima experiência ao usuário. A tendência é aproveitar esse momento criando elementos de transição que aliviem a ansiedade e/ou mostrem uma prévia da próxima página.


Microinterações
As redes sociais permitem diversas microinterações que se tornam instantâneas e às quais nem prestamos atenção; com um simples clique, manifestamos interesse numa fotografia, acessamos o website e damos um like numa página. Para os próximos anos, a tendência é abusar dessas microinterações nos websites. A idéia é que o usuário consiga, com o menor número de cliques, pedir informações sobre determinado produto, ou até mesmo comprá-lo.
 
Design flat
Antigamente,m os sites eram criados com ilustrações chamativas e uma diversidade de animações sem muita finalidade. O design flat foca na simplicidade e faz com que a prioridade seja a experiência do usuário. Nos próximos anos, o design flat promete estar em alta, seguindo com sua atração minimalista.
 
E a sua empresa, já está investindo no web design e de olho nessas tendências? Avalie as possibilidades e invista nas melhores opções para o seu negócio e os produtos que ele oferece ao mercado. Sites responsivos e com flat design são os mais atrativos para o usuário, que vive em um mundo com muita informação e correria.

 


Veja também: Site responsivo é recomendado pelo Google!

Conheça nossa solução de sites prontos. Clique aqui >>


Redação: Beconn Produção de conteúdo