Blog

Dicas importantes para comprar de forma segura pela internet

Sem filas em caixas, sem correria, recebendo tudo na comodidade da casa, opções de pagamento, infinitas possibilidades de pesquisar produtos e preços ou comprar algo que não vende no país. Algumas vantagens que atraem muitos consumidores para o comércio virtual. E agora com a chegada das festas de final de ano os consumidores optam por fazer suas compras pela internet para aproveitar descontos e promoções que surgem nesta época do ano. Mas para não cair em nenhuma enrascada e não correr riscos, o consumidor precisa estar atento. E para ajudar nessa missão de compras online, levantamos algumas dicas para tornar sua compra virtual mais segura.


Certificar-se dos dados da empresa: antes de mais nada, é preciso verificar se o site onde você está comprando possui Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, o popular CNPJ. Isso já traz uma segurança, pois se trata de uma empresa séria e registrada. Outro ponto é consultar se a empresa tem local físico e checar, para que, se houver algum problema, você saiba onde resolver. Ligar para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), e consultar os dados cadastrais do comércio virtual são outros cuidados que trazem mais segurança.


Cartão de crédito e site blindado: quando efetuar qualquer compra no cartão de crédito, é necessário verificar se o site possui dados blindados. Isso pode ser verificado por meio do símbolo que aparece no canto superior do navegador, ele sempre terá o formato de um cadeado. Isso mostra que o ambiente é seguro e que seus dados do cartão não ficarão abertos, o que facilitaria a ação de hackers.


Cuidado na primeira compra: ao comprar em alguma loja online na qual nunca tenha comprado, opte sempre por algum produto que tenha baixo valor e sempre procure pagar no boleto bancário. Após o processo finalizar de forma satisfatória, as próximas compras podem ser efetuadas com seu cartão de crédito, pois você terá mais segurança em comprar naquela loja virtual e já saberá como funciona o processo.


Computador livre de vírus: vírus, além de comprometerem seu computador, podem roubar dados digitados nas lojas virtuais. Nunca use computadores coletivos , em locais como lan houses e cafés, para compras que envolvam cartão de crédito. Mesmo tendo antivírus, equipamentos de uso coletivo nunca oferecem a total segurança do seu próprio computador.


Cuidado com o impulso: descontos gigantescos, ofertas milagrosas, pacotes fantásticos, grandes vantagens, brindes interessantes, ou até mesmo o dobro do produto, podem ser um chamariz para algum golpe. Por isso, nunca compre por impulso em lojas virtuais, por mais atrativo que seja. Analise o que já citamos aqui, pense bem sobre a compra e verifique os dados da empresa. Só então efetue a compra. O impulso pode te colocar em muitas roubadas.

Agora que você já conhece essas dicas de segurança para comprar em lojas virtuais, escolha os melhores presentes para amigos e familiares, ou faça aquela compra que você tanto deseja, aproveitando a facilidade do comércio eletrônico. Final de ano é sempre um período de comprar e realizar desejos que estavam com você durante o ano. Boas e seguras compras.
 


Veja também: Quer bombar seu e-commerce? Conheça as tendências e mãos à obra

Conheça nossa solução de sites prontos. Clique aqui >>


Redação: Beconn Produção de conteúdo