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Sucesso on-line vai além de ter um site

Com o crescimento e a popularização da internet, os sites ganharam força e se espalharam pela grande rede. Estima-se que existam mais de 1 bilhão de sites no mundo. Com esse cenário, estar on-line se tornou pressuposto básico para destacar-se e conquistar mais consumidores. A questão a não perder de vista, em meio a esse diversificado universo, é que seus concorrentes também estão na internet. Ou seja, é preciso empenho para que cada empresa construa uma marca única, num contexto de mudança e crescimento diários.

Toda essa questão seria mais tranquila se não houvesse o boom de informação e a facilidade de encontrá-la proporcionada pela web. As pessoas acabam não se tornando fiéis a apenas 10 sites, mas trocam, incluem ou excluem, todos os dias, opções de suas barras de favoritos. Para ajudar você a escapar de algumas armadilhas, levantamos alguns pontos de atenção, para que seu site não se torne desinteressante ou desatualizado.

Vamos aos pontos:

Usabilidade Ruim
Em muitos casos, o site é um dos primeiros pontos de contato dos consumidores com a empresa, e a máxima da primeira impressão é a que fica, pode condenar ou exaltar sua empresa. Um site confuso pode afastar seus prospects, ou até mesmo algum consumidor que já tenha adquirido seus produtos ou serviços. Por isso, uma navegação com fluidez, rápidos e fáceis acessos aos conteúdos, tornará a experiência com a marca melhor e conquistará atenção dos usuários, levando-os a comprar algum produto ou serviço. Layouts minimalistas, com cabeçalhos claros e informações exibidas de maneira fácil são ótima aposta para conquistar e fidelizar.

Sobrecarga de informação
Um site carregado de muita informação na página inicial pode assustar os usuários e afastá-los. Por mais que os clientes procurem informações, ao acessarem seu site, você precisa estar atento para não sobrecarregá-lo no primeiro contato visual do cliente. Ter cuidado com tudo que vai para o site é de suma importância. Revisar textos e cortar palavras ou ideias repetidas, evita que os usuários cansem. Lembre-se, mantenha uma linha clean e informativa.

Site com nome pobre
Uma grande dificuldade para o meio digital é a escolha de um nome para seu site. Encontrar um domínio disponível, às vezes, pode se tornar um trabalho árduo. Mas vale a pena a dedicação, levando em consideração que ele precisa representar bem sua empresa, refletir seu posicionamento no mercado e, acima de tudo, ser impactante em meio a tantos concorrentes diretos e indiretos.
O domínio é a identidade digital para sua empresa. Vivemos em um mundo conectado, onde todos buscam informações na palma da mão. Por isso, dedique tempo e atenção ao processo de escolha do domínio. Lembrando que o domínio influencia o posicionamento do seu site nos rankings de pesquisas. Um nome impactante e de fácil memorização, cria e aumenta as oportunidades de sua empresa ser encontrada.

Site sem “call-to-action”
Infelizmente, o esforço não se limita apenas ao ato de um cliente chegar ao seu site e ver um layout clean, visualmente atraente e de fácil navegação. É preciso haver call-to-action (CTA), ou “chamada para ação”. Traduzindo em miúdos, esse conceito diz respeito a algo que incentiva os usuários a navegarem além da página inicial, explorando o site, buscando produtos ou serviços, seguindo em direção a uma compra on-line, ou até mesmo a procura de uma loja física para efetuar a ação final. Pequenos CTAs – como animar os usuários a se conectarem com a empresa nas redes sociais ou cadastrarem-se para receber boletins e ofertas por e-mail – irão manter os potenciais clientes atualizados sobre as últimas notícias e novidades do site e da empresa, aguçando o interesse e prendendo a atenção deles. 

Falta de adaptabilidade para o mobile
O acesso e o uso de dispositivos móveis cresce a cada dia. Muitos usuários nem possuem mais notebooks ou desktops, contam apenas com smartphones e tablets. Por isso, é fundamental que o seu site esteja preparado para esses formatos diversificados de telas. Todo o conteúdo deve ser facilmente localizado e a navegação deve ser fácil e rápida. A grande tendência para fugir do fracasso, neste caso, é tornar seu site responsivo. A ideia é ele ser adaptável para todas as telas, seja de smartphones, tablets ou notebooks. 

Estratégia de conteúdo inexistente
Já analisou o conteúdo que está sendo utilizado em seu site ou blog? Ele é relevante? Possui uma abordagem repetitiva? É focado no seu negócio? Postar ou compartilhar qualquer assunto ou texto é uma coisa, fixar consistentemente, com uma finalidade, é outra. Conhecer seu público e seus canais de distribuição, a fim de gerar conteúdo atraente, inédito e acessível aos visitantes, é importante. Tenha cuidado, pois conteúdo é fundamental para o sucesso ou fracasso do seu contato com os usuários da internet.

SEO garantindo bons resultados
Já é comprovado que 75% dos internautas não passam da primeira página dos buscadores. Sendo assim, ter uma estratégia de otimização de mecanismo de busca (SEO), é primordial para alcançar mais fácil a atenção dos consumidores, levando-os a clicarem no seu link e não no de um concorrente. Com uma boa estratégia, você conseguirá manter-se entre os primeiros resultados nas pesquisas dos buscadores. Uma estratégia de SEO eficaz é um processo complexo e contínuo. Pesquisar palavras-chave de forma cuidadosa e utilizar estratégias de vinculação e abordagem nas redes sociais são medidas que fortalecem sua ação de SEO.
Essas são algumas regras básicas para atrair e reter a atenção dos usuários para seu site.

Estar atento para não cometer deslizes é garantia de sucesso, fortalecendo sua imagem e conquistando uma parcela maior do mercado em que sua empresa atua. Agora, é só analisar seu site e sair na frente, nesse mundo cada vez mais conectado.
 


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Redação: Beconn Produção de conteúdo