Blog

Não há como abrir mão do design responsivo

Se você tem um site – seja ele da sua empresa, ou um canal em que você fala sobre temas que conhece – com certeza, já ouviu falar sobre sites responsivos. E se esse é um conceito que você ainda não aplica, se ligue nesse post e fique por dentro de por que essa tal responsividade é tão importante e necessária. 

Mas, de fato, o que um site responsivo? É basicamente aquele que consegue se adaptar ao tamanho de tela em que for carregado, seja um desktop, notebook, tablet ou smartphone. Com o uso crescente de smartphones e tablets, o acesso à internet aumentou e se diversificou muito. Cerca de 80% dos adultos consumidores de internet, utilizam seus smartphones como principal meio de acesso a sites e redes sociais, seja para entretenimento, compras, pagamentos ou pesquisas. 

Ou seja, a experiência de um usuário em site responsivo será bem mais positiva. Dificultar a navegação faz com que os internautas desistam de explorar e conhecer seu site. Uma pesquisa do Google revelou que 74% dos usuários consumidores estão mais propensos a visitar novamente um site, apenas se ele for mobile friendly (sites amigáveis para aparelhos móveis). O que significa que uma experiência negativa do consumidor em seu site – com fontes que ficam minúsculas, links difíceis de serem clicados; entre outros problemas – pode afetar diretamente seu faturamento, ou a interação com novos usuários. Recentemente, o Google também confirmou, indiretamente, pela área de SEO (otimização para buscadores), que o design responsivo aumenta as chances de seu site aparecer nas pesquisas do google, fazendo seu posicionamento melhorar.

Diante de tantos bons argumentos, sua próxima pergunta, com certeza, deve ser: e como eu faço para ter um site responsivo? Provavelmente, você precisará reconstruir boa parte do seu site. Para ter um pouco menos de trabalho, o recomendado é utilizar frameworks, ou estruturas de códigos já prontas, que trabalhem com o layout responsivo, permitindo a adaptação a diferentes linhas de linguagem de programação. Algo que vai ficar bem mais fácil se você procurar um especialista em estrutura de site e criação para design responsivo. 

Nós, da TagX Web Studio, estamos prontos a atender e resolver essas questões, otimizando todo seu site e melhorando a experiência dos usuários com seus produtos ou serviços on-line. Entre em contato e saiba muito mais.


Veja também: Se ligue na profissionalização e nas novidades do web designFoco na personalidade do seu negócio

Saiba como criar um site responsivo. Clique aqui >>


Redação: Beconn Produção de conteúdo